quarta-feira, 5 de maio de 2010

DE LETRA

DE LETRA Nº 397 (QUARTA-FEIRA, 05-05-10)
MIGUEL SANTIAGO
OLÁ, caros leitores semanais! Hoje, quarta-feira, dia tradicional e normalmente reservado para casos, “causos”, amenidades e “jogar conversa fora”, ficando o meu querido, glorioso e desprotegido América (comemorou mineira e modestamente 98 anos de existência no último dia 30 e se prepara para a estreia de depois de amanhã no Mineirão contra o paulista Bragantino no Campeonato Brasileiro da Série B) e a nossa quase filarmônica do Gutierrez para as colunas de segunda e sexta.
POIS bem! No Brasil é proibido fazer fama e “aparecer” mais do que os outros, dos incompetentes, para dizer a verdade. Vira pecado mortal, matando os invejosos. Acaba sendo chamado, pejorativamente, de “gay”. Isso já aconteceu, por exemplo, com o inigualável Pelé, com o Ronaldo “Gorducho” e com o cantor/compositor Roberto Carlos. Os incompetentes não perdoam! A inveja “mata-os”. Ora, quem não tem competência que não se estabeleça, diz o velho deitado, digo, ditado...
É justamente o que está ocorrendo, agora, com os “Meninos da Vila”, do também meu Santos, que está sendo chamado de “Santástico, o show da Vila”. Faz lembrar dos garotos irreverentes da banda “Mamonas assassinas”. Um alegre e divertido grupo que foi embora muito cedo, em um lamentável acidente de avião. Um meteoro! Foi tão cedo embora, após um fulminante início de carreira. Tudo muito rápido. Uma pena!
RÁPIDO, também, foi o sucesso de Robinho, Neymar, Paulo Henrique Ganso e seus companheiros, o que está incomodando quem não é santista. Todo atleta comemora gol do jeito que quer, com sua coreografia, cada uma mais esquisita do que a outra. São inúmeras e incontáveis. Faz parte do velho ludopédio. Tudo normal. Anormais (?) são as alegres coreografias da garotada do Peixe, que estão incomodando e irritando quem não tem o privilégio de ser santista. O treinador Vanderlei Luxemburgo, então, está uma “fera”. Somente no Brasil alegria tem sinônimo de desrespeito. Melhor apreciar o belo espetáculo que a garotada está dando, do que fazer críticas infundadas, que não levam a nada. Será que é proibido ser alegre no Brasil? Quem não sabe fazer algo semelhante tem mais é que “bater palmas”. Como são belos os gols do Neymar! Cada um mais bonito do que o outro. A coreografia, também. De encher os olhos. “Luxa, pode esperar, o seu dia vai chegar”, então, soou como um tiro no peito do treinador galista. Hoje, o espetáculo pode ser repetido, no jogão da Vila Belmiro. Alegria já!
ATÉ a próxima.

Nenhum comentário: