quarta-feira, 26 de maio de 2010

DE LETRA

DE LETRA Nº 406 (QUARTA-FEIRA, 26-05-10)
MIGUEL SANTIAGO
OLÁ, caros leitores semanais! Para quem trabalha (já fui bom nisso!), sexta-feira é o dia de casos, “causos”, amenidades e “jogar conversa fora”, nos bares da vida, após a árdua semana de labuta. O meu, como aposentado, é hoje, ficando o meu querido e glorioso América e a nossa sumida quase filarmônica do Gutierrez para as colunas de segunda e sexta.
E NÃO é, caro e atento leitor, que o amigo Cadinho Faria, o “mago do violão”, instalou a polêmica? Tudo em torno da nossa “quase filarmônica”. Parece que continuo falando em russo e entendido em japonês. É tudo a mesma coisa (japonês, é claro). Falei que alguns músicos da nossa banda pretendiam ganhar dinheiro para tocar. Alguns, bem entendido. Só isso! Na nossa turma tem disso não. Nunca vi ninguém frequentar bar e pedir recompensa financeira. Somos, apenas e tão-somente, meros frequentadores de bares. Ninguém é contratado para tocar ou cantar. Vai quem quiser e puder. Se o proprietário do bar quiser pagar, espontaneamente, o problema é dele. Basta contratar os músicos. Aí, a música vira obrigação, deixando de ser uma coisa descompromissadas, como é o espírito da nossa turma...
CADINHO, nunca sequer insinuei que você e outros músicos queriam dinheiro para tocar, embora você, pelo seu reconhecido talento musical, merecesse um bom “cachê”. Você, na nossa turma, é um amigo, que toca violão (e como!) e “joga conversa fora”, jamais um músico profissional. Quem quiser vê-lo tocar que vá a uma casa de espetáculos, onde você toca profissionalmente (“cada macaco no seu galhos”, tudo a tempo e hora). Não citei os nomes de nossos músicos que queriam dinheiro para tocar por delicadeza. Todos da turma sabem os nomes. Na mensagem que você enviou para meu modesto Blog internacional, citou dois, sabidamente bons músicos. Como não sou tutor deles, nada tenho com isso. O problema é deles. Espero, Cadinho, que, com minhas devidas e oportunas explicações, a polêmica tenha sido encerrada. Vamos continuar “jogando conversa fora”. Com fundo musical. É bem melhor do que uma inútil polêmica...
PS – Fiquei sabendo que o Blog da torcida “Desorganizada Avacoelhada” está divulgando minha modesta coluna. Que bom! Afinal, quanto mais divulgação, melhor. Mais gente fica cabendo que, apesar de aposentado, continuo em atividade. Afinal, tudo é América! Por ele nós fazemos qualquer sacrifício. Mas, quem falou que escrever é sacrifício. Pelo contrário, é um prazer e uma alegria, que se renovam sempre. No meu caso, três vezes por semana (segunda, quarta e sexta)...
ATÉ a próxima.

Nenhum comentário: