quinta-feira, 29 de março de 2007

Miguel de letra 1

DE LETRA MIGUEL SANTIAGO

Estou aposentado desde junho do ano passado. De lá para cá, recebi incontáveis pedidos de americanos, atleticanos e cruzeirenses, todos meus ex-leitores assíduos, para que criasse uma página na internet. O amigo galista Cadinho Faria, o mago de violão, cobrava isso quase que diariamente. Minha Verônica Lima, talentosa assessora de imprensa da Anatel, criou a página, que o Luiz, amigo de minha Rita Maria, colocou em circulação. Confesso que nada entendo, mas, mesmo assim, com a ajuda da Rita, vou tentando fazer algo...Só que, agora, sem horários rígidos de jornal (trabalhei no Diário da Tarde durante longos 33 anos, escrevendo, de 1979 a 2006, 6.625 colunas) e sem a pesada obrigatoriedade da coluna diária. Vou escrever quando quiser, no máximo, duas colunas semanais, apenas para os amigos e quem tomar conhecimento de minha página. Para mim, será uma diversão. Bom demais, ficar diante do computador, com uma “loura gelada” do lado (o tal “velho guaraná”). E, vamos que vamos, como diria o saudoso amigo Dawson Laviola, campeão mineiro de 1964...

Pois bem! As diretorias seguidas (com raras exceções) tanto fizeram que, finalmente, conseguiram colocar o meu querido e glorioso América no lugar que pretendiam. Quanta incompetência! A atual diretoria não tem culpa de nada, vez que pegou uma herança maldita, um clube sem dinheiro e desestruturado, que sequer conseguiu organizar uma equipe regular. O atual elenco do Coelho é de dar pena. Fraquíssimo. Um dos mais fracos que vi nos últimos anos. Tão fraco que, no Estadual dle 2007, em dez jogos, venceu apenas um, empatou um e perdeu oito, marcando oito gols e sofrendo 18, com saldo negativo de dez. Que time é esse? De “fritar bolinho na geladeira”, naturalmente...Do final da década de 80 para cá, vem caindo, perdendo a torcida e virando um time qualquer, que não impõe respeito sequer aos modestos clubes da interlândia mineira. Foi rebaixado quatro vezes à Segundona brasileira (1979, 1993, 1998 e 2001), duas vezes à Terceirona nacional (1989 e 2004) e, agora, no maior vexame, acaba de ser rebaixado, pela primeira vez, em 95 anos de existência (completa no próximo dia 30 de abril), ao Módulo II do Campeonato Mineiro. Meus amigos, se nada for feito, em breve vai sobrar apenas a Copa Itatiaia e um triste retrato na parede. Deus, salve o América!PS: Quem quiser matar a saudade do Zé Migué e ler minhas modestas colunas, de quando em vez, basta entrar no Orkut, migueldeletra, Comunidade Miguel Santiago de letra. Pronto, yes e vamos andando, como diria o sumido amigo atleticano Heleninho Leitão!

Até a próxima.

7 comentários:

Biscoitel disse...

Pois é caro Miguel! Uma pena o grande América Mineiro se encontrar nessa situação deplorável. Como americana de quase 25 anos de idade, sinto uma tristeza profunda. Acompanhei o time desde criança. Entrei no campo do Independência diversas vezes, com Euler, Milagres, Gutemberg, João Leite, entre outros. Lá do gramado me sentia orgulhosa e queria que meu pai, também americano, me visse lá, com os jogadores que eu tanto admirava. Pintava o rosto de verde e branco, gritava palavrões para o juíz, comprava o famoso bolinho de feijão e pagava a pipoca só no final do jogo, tanta era a confiança do pipoqueiro em seus clientes americanos. Me sentia feliz, pois afinal de contas, o time foi deca campeão, não é! Vi gente de mais idade passar mal e depis morrer de infarto na torcida, tanto era a felicidade de uma vitória, que muitas vezes custava a chegar... Mas, infelizemnte, a partir de agora, serão só memórias. Boas, sim! Mas só memórias...
Abraço, Gabriela Godoy (colega da sua Verônica Lima).E Viva o Coelhão!

Biscoitel disse...

Miguel, essa agora é a opinião do meu pai:
Esta diretoria tem 90% de culpa pelo rebaixamento. São incompetentes como dirigentes de futebol, o Presidente, o Vice e o diretor responsável pelo futebol.
Gabriela Godoy

O ideal olímpico - Lado B disse...

Parabéns, Miguel! Seu Blog vai ser uma sucesso!

Beijos

Verônica

O ideal olímpico - Lado B disse...

Correção: seu Blog já é UM sucesso!

Unknown disse...

Ora, vejam.... O Miguel, agora em versão virtual - e com a "pena" devidamente afiada!!! Fantástico, Miguel, meus parabéns, afinal, como dizia o Abelardo, "quem não se comunica, se trumbica"...
Vou acompanhar, daqui da longínqua Campinas, sua produção neste novo medium.
Abração,
João Carlos

Unknown disse...

E aí Miguel, beleza?
Eu como bom cruzeirense já estava com saudade das suas colunas do DT, as quais lia diariamente no site do Uai (confesso que primeiro lia a sua coluna para só depois partir para a coluna do Cruzeiro). Continue contando não só sobre futebol, mas também de outros assuntos como a quase orquestra filarmônica do seu Gutierrez.
Nós aqui vamos lendo e agradecendo.
Um abraço e torço para o América na primeirona novamente, uma vez que Minas tem que ter maior representatividade no campo futebolístico.

Paulo Emílio

pratiana disse...

Parabéns Miguel, tenho certeza que, assim como a sua coluna do jornal, o Blog será um sucesso.
Que sufoco que vocês passaram com o "assalto". Meu Deus, que mundo cão!
Abraços.