sexta-feira, 25 de maio de 2007

DE LETRA Nº 16

DE LETRA
MIGUEL SANTIAGO (SEXTA-FEIRA, 25-05-07)
OLÁ, caros leitores semanais! Vida dura e sofrida a do torcedor americano (atualmente, é claro)! É impressionante a quantidade de jogadores americanos brilhando pelos quatro cantos do mundo. É só ligar o aparelho (de televisão, bem entendido) para se constatar a realidade. No meio da semana, por exemplo, os dois jogadores decisivos que ajudaram o Grêmio/RS a se classificar para a semifinal da Taça Libertadores da América começaram a carreira no meu querido e glorioso América: os atacantes Ramon e Douglas, que cobraram, com perfeição, os dois pênaltis na chamada “loteria dos pênaltis”, contra o Defensor, do Uruguai. E agora vão complicar a vida do também meu Santos. O mais interessante é que Ramon e Douglas não eram bem vistos por boa parte da torcida americana, o que não era o meu caso. Fazer o quê, grande amigo americano/santista Jésus Wagner Marques Brito? Coisas do velho ludopédio. Tinha gente que não gostava do atacante Fred, que, após deixar o Coelho, virou ídolo do torcedor brasileiro e francês. Coisas que só acontecem com o América. Com seu torcedor. Alguns, explicando melhor...
POR outro lado, o volante/lateral Rui Bueno, o “ingrato”, que a maioria da torcida americana detesta, pelo que fez com o nosso América, ajudou o Figueirense/SC a se classificar para a final da Copa do Brasil, mesmo perdendo (três a um) para o Botafogo/RJ, no Maracanã. Interessante é que a diretoria do Fogão continua reclamando da atuação da assistente Ana Paula, que invalidou dois gols dos “cariocos”, assinalando impedimento. Lances difíceis para a arbitragem. Pois é, pimenta nos olhos dos outros é “refresco”. Quando americano reclama (sempre com razão, diga-se de passagem) é chamado de “chorão”. E agora, José, digo, Montenegro? Vai chorar na cama, local quente...
FICO a pensar, aqui no meu cantinho verde e branco, o meu América com os jogadores que ele deu a “preço de banana” a vários clubes, das Minas Gerais, do Brasil e do mundo. Seria uma autêntica seleção, melhor equipe do futebol brasileiro, sem qualquer sombra de dúvida. Veja bem, caro e atento leitor do meu modesto Blog, apenas alguns exemplos: Gilberto Silva, Fred (ambos na Seleção Brasileira), Wagner, Francismar, Osmar, Marcelinho, Douglas, Ramon, Reinaldo (também no Grêmio/RS), Rinaldo, Somália, Samuel (na Holanda), Álvaro “Pelé” (na Suécia) e Evanilson. Tem mais, muito mais! A diretoria americana está falando em trazer de volta alguns que estão se destacando. Seria alguns dos citados? Sonho meu, sonho meu, vai buscar quem anda longe, sonho meu...
PS – O grande amigo Antônio Orfeu Braúna, delegado de Polícia aposentado, hoje, conceituado advogado (nas horas vagas, bom de bandolim), continua escrevendo belas crônicas no jornal O Tempo. Recentemente, falou do meu fanatismo pelo América. Verdade, doutor...
ATÉ a próxima.

Nenhum comentário: