segunda-feira, 11 de junho de 2007

DE LETRA -Nº 21

DE LETRA
MIGUEL SANTIAGO (SEGUNDA-FEIRA, 11-06-07)
OLÁ, caros leitores semanais! Lendo, ontem, a coluna do velho companheiro Eudóxio Cici Santos, no jornal Edição do Brasil, do companheiro e americano Artur Ferreira, entendi o motivo do amigo, advogado e americano/banguense Délio das Graças Gandra ter dado o “bolo” na quase filarmônica do Gutierrez e neste modesto cronista, no último final de semana. Ele (com a sua Elizabeth Gallo, naturalmente) estava em uma feijoada, em um hotel de Beagá. Falou que é “0800” é com ele mesmo! Ele não tocou na nossa banda no sábado e nem foi comigo a Conceição do Mato Dentro, como prometeu. Pior é que o convite foi dele. Que coisa feia, Délio! Na minha acolhedora Abre Campo, promessa é dívida. Na Jacutinga do amigo americano/santista Jesus Wagner Marques Brito, também. Na sua Itamarandiba, não é? Da próxima vez, deixe um “recado na porta”...
AINDA sem jogos oficiais do meu querido e glorioso América (o próximo será no dia 12 de agosto, na estréia na Taça Minas Gerais), a torcida americana continua “secando” a fuleira, fajuta e protegida duplinha RapoGalo. O pobre e endividado Galinho-sem-esporas deu uma sorte terrível em achar um golzinho suado contra o São Paulo, no Morumbi, no final da partida, pulando para a oitava colocação do Campeonato Brasileiro. Um gol meio sem querer do atacante Paulo Henrique, deslocando o goleiro Rogério Ceni, que, ao que parece, só sabe cobrar pênalti e falta. Já a Raposinha-saltitante continua na zona de rebaixamento, ao voltar a dar vexame no Mineirão, sendo derrotada pelo Juventude/RS. Agora, em cinco jogos, uma vitória, um empate e três derrotas, marcando dez gols e sofrendo 13, com saldo negativo de três. Que “timaço” é esse, amigos cruzeirenses Vladimir, Lúcio, Lira e Vavá, do meu Gutierrez? Domingo tem Grêmio/RS, em Porto Alegre. Minha gente estrelada, acho bom ter cuidado com a Segundona...
AO QUE tudo indica, o Formiga vai ocupar a vaga deixada pelo meu América no Campeonato Mineiro do próximo ano, já que está liderando o Módulo II. Formiga que brilhou nas Minas Gerais na década de 60, com um belo time (Cristóvão, Adnan, Sudaco, Hale, Gilson e outros), só não tendo sido campeão estadual por causa de uma “garfada” que levou no jogo decisivo com a sempre protegida Raposinha. O “soprador de apito” conseguiu evitar a vitória da equipe da interlândia. Sou testemunha, pois estava no Mineirão. Dá-lhe, Formiga!
PARA encerrar, um poema do inspirado amigo galista (ou ex, sei lá) Kadin Faria (o “mago do violão”): “O velho ludopédio/ há muito deixou de ser/ a arte e o privilégio/ de ver meu time vencer/ não há mais centromédio/ se é que chegou a haver/ é um mal sem remédio/ ninguém joga por prazer/ futebol virou um tédio/ e a grana rola pra valer/ não por meu intermédio/ pois torcedor deixei de ser”. Que coisa, Kadin! Você está “jogando a toalha” muito cedo! Se você fosse americano, hein?
ATÉ a próxima.

Um comentário:

Bety Lopes disse...

Olá meu amigo virtual. O seu glorioso América vai ganhar, pois vai jogar no dia mundial da humanidade, ou seja, dia do meu aniversário. Isso é que é sorte!
Abraços e inté!