segunda-feira, 18 de junho de 2007

DE LETRA Nº 23

DE LETRA
MIGUEL SANTIAGO (SEGUNDA-FEIRA, 18-06-07)
OLÁ, caros leitores semanais! Já não será mais no aniversário da Bety (talentosa jornalista do Estado de Minas), dia 12 de agosto e, sim, uma semana depois, a estréia do meu querido e glorioso América na Taça Minas Gerais. Até o adversário mudou: no lugar do Uberlândia, no Parque do Sabiá, no Triângulo Mineiro, o Democrata/SL, em nosso belo e confortável Independência. Para matar a saudade do hoje triste e sofrido torcedor americano, que não vê o nosso Coelho desde o já distante 8 de abril, quando o América empatou (dois a dois), por coincidência, com o próprio Jacaré, pelo Campeonato Mineiro, de péssima lembrança para todos nós, americanos. Uma vergonhosa “lanterna” e o rebaixamento para o Módulo II. Fazer o quê, grande e dileto amigo americano/santista Jésus Wagner Marques Brito? E a banda, hein?
ENQUANTO a Taça Minas Gerais não chega, a nossa quase filarmônica continua brilhando no meu Gutierrez, como no último sábado, no Bar do Dalmi (Rua Ludgero Dolabela, 46), sob o comando do advogado Délio das Graças Gandra, que deu um “show” de violão, cavaquinho, banjo e voz. De “quebra”, declamou um poema que encheu de lágrimas os olhos dos presentes. Brilharam, também, Jésus Brito (com sua timba mágica e barulhenta), Átila, Roberto, Roberval Rocha e Traul (com seu vozeirão). Foi um sábado e tanto, que somente terminou quando começou o desinteressante joguinho do time reserva do Grêmio/RS com a Raposinha-saltitante. Tem gente que gosta de qualquer coisa...
VEJA bem, caro e atento leitor, a revolta do advogado e inspirado poeta Mauro Pereira Cândido por causa de minha saída do Diário da Tarde: “Eu lia o DT Justiça/ todo dia sem embargo/ sei o quanto aprendia/ com o Miguel Santiago. Da Justiça o dia a dia/ e a reportagem perfeita/ que no escritório rendia/ uma defesa escorreita. Doutor Miguel é um craque/ na cobertura do Júri/ nosso Honoré de Balzac/ que a dor da vida depure. Precisa voltar urgente/ pro meu Diário da Tarde/ fora todo semovente/ não preparado pro embate. Também sou Associado/ quando compro o meu jornal/ o que peço ao Doutor Britaldo/ é o justo e ideal. Um Honoré de Balzac/ na cobertura do Júri/ doutor Miguel nosso craque/ a nossa alma depure”.
SÓ me resta agradecer os exagerados elogios do Mauro Pereira Cândido, lembrando que a minha aposentadoria chegou no momento certo, depois de ficar no Diário da Tarde de 1973 a junho do ano passado, longos 33 anos, fazendo a cobertura do Poder Judiciário e escrevendo a modesta coluna americana, o que faço agora apenas em meu Blog, que está tendo uma penetração incrível. Não imaginava que fosse assim, quando a minha Verônica Lima (jornalista da Anatel) e o amigo galista Kadin Faria (o mago do violão) insistiram na criação do Blog. Não dá trabalho algum, passar minutos diante do computador segunda e sexta. Para mim, uma boa diversão...
ATÉ a próxima.

Nenhum comentário: