sexta-feira, 29 de junho de 2007

DE LETRA- Nº26

DE LETRA
MIGUEL SANTIAGO (SEXTA-FEIRA, 29-06-07)
OLÁ, caros leitores semanais! Como são as coisas! Desde abril último, quando o meu querido e glorioso América foi rebaixado para o Módulo II do Campeonato Mineiro, que não ligava mais o meu aparelho (de rádio, bem entendido). Na noite de ontem, quando via televisão e tomava o velho “guaraná”, em minha residência, lembrei-me que o Coelho estava jogando contra o Leão, no Estádio Castor Cifuentes, na vizinha Nova Lima. Liguei o rádio e a partida já estava quase acabando, faltando pouco mais de dez minutos. Só deu para ouvir os comentários finais. E tudo ficou no empate (um a um) nos 99 anos do Vila Nova. Um América bem modificado, com várias “caras novas”, como o zagueiro Igor, o lateral-esquerdo Alemão, o volante Carlão, o armador Zé Maria e os atacantes Geovanni e Kelton. Como nada vi (dei uma de Roberval Rocha), não posso falar se o América já está preparado para a Taça Minas Gerais, que começa em agosto próximo. O jeito é esperar. Quem sabe no próximo amistoso?
AMANHÃ, ainda que seja sábado, o meu Gutierrez vai ficar sem a nossa quase filarmônica. Uma pena! Calma, prezado leitor de meu modesto Blog! Só amanhã, excepcionalmente, vez que a “fuleira”, “fajuta”, famigerada e protegida duplinha RapoGalo joga, com a Raposinha/saltitante pegando o Vasco da Gama (no Mineirão, 16 horas) e o Galinho-sem-esporas enfrentando o Internacional (no Beira Rio, l8h10). Com o televisor ligado no Bar do Dalmi, como tocar música? O barulhão da torcida da duplinha não permite. Dei até a idéia para o grande e dileto amigo Jésus Wagner Marques Brito (o “bamba” da percussão): a transferência da nossa apresentação para a tarde de domingo. O jeito é esperar até lá, para conferir se o final de semana vai ficar sem música. Creio que não, vez que o Jésus é criativo e sabe organizar a turma, telefonando para todos os músicos. Então, música...
E O Brasil, hein, que coisa horrorosa! De uns tempos para cá, nosso outrora quase imbatível futebol está perdendo para qualquer um. Até o México tirou sua “lasquinha”. Um péssimo começo na Copa América. Uma convocação equivocada do treinador Dunga só poderia ter dado no que deu. Tem jogador na Seleção Brasileira que não joga no meu time de rua. Para ficar em apenas dois exemplos, digo que o tal Wagner Love não sabe sequer dominar uma bola e o zagueiro Alex só tem tamanho. Domingo será na base do vencer ou vencer, para fugir do vexame histórico de voltar para casa mais cedo, ainda na primeira fase da competição. Culpa maior foi de quem deu o importante cargo de treinador ao Dunga, que nunca havia exercido tal função em nenhuma equipe. Ora, todo mundo sabe que um treinador começa de baixo, até chegar a um selecionado. Um aprendizado que deve começar no infantil, juvenil, júnior e profissional, de preferência de um clube menor. Tudo na vida é assim, na base do aprendizado.
ATÉ a próxima.

Nenhum comentário: