quarta-feira, 1 de abril de 2009

DE LETRA

DE LETRA N 226 (QUARTA-FEIRA, 01-04-09)
MIGUEL SANTIAGO
OLÁ, caros leitores semanais! Quarta-feira, dia de amenidades. Nada de falar do meu querido e glorioso América e da nossa quase filarmônica do Gutierrez, assuntos obrigatórios das colunas de segunda e sexta. Então, vamos lá: fui acordado na “madrugada” de hoje, pouco depois das 11 horas da manhã (aposentado não tem hora para dormir e muito menos acordar). Não suporto barulho de telefone. Tanto que não tenho fixo e nem celular. Com raiva e ainda sonolento, preparava-me para xingar o “engraçadinho”, que foi salvo, por se identificar rapidamente, talvez adivinhando o que estava por acontecer...
ERA O grande amigo Mário Lima Pereira, conhecido e culto advogado, que conheci no já distante 1962, no antigo curso clássico do Colégio Marconi, época em que ele era “cracão” de bola do Galinho/sem/esporas, atacante alto de chute potente, com quem tive o privilégio de jogar, no colégio e no Clube Recreativo Forense. Repito que ele foi “ingrato”, sim, pois deveria ter jogado no meu Coelho, grande paixão de seu saudoso genitor, o desembargador Carlos Horta Pereira, que não era de perder jogos do América. O Mário era tão bom, que o fantástico Santos de Pelé tentou levá-lo para a Vila Belmiro. Não foi. Preferiu ser advogado. Inteligente, o jovem...
O AMIGO contou que frequenta um bar no Bairro Santa Tereza, na primeira quarta-feira de cada mês, onde vão grandes jogadores do passado, como o goleirão Marcial (foi reserva de meu irmão cruzeirense Domingos na Faculdade de Medicina) e o zagueirão Graziani. Mas, a maioria, americana, o que é natural, por ser a região eminentemente americana. Deve ser cada “resenha”! Contou que lá tem um ex-jogador que fala que “jogador preto bom era o Pelé; branco, não tinha ninguém melhor do que eu”. Coitado, não deve ter visto o Mário jogar...
O MÁRIO confessou ser leitor assíduo de minha modesta coluna em meu Blog internacional. Que honra, para mim! E que sua turma se deliciou com a que afirmei ser ele “traidor”. Sua filha Marina (irmã da talentosa jornalista da TV Alterosa Laura Lima) e seus irmãos Ed (José Eduardo) e Luiz Otávio enviaram mensagens para meu Blog. O Ed falou que ele era chamado de “irmão do Mário”, nas “peladas”, mas ele sequer distingue “uma bola de uma caixa de fósforo”. Seu irmão Luiz Otávio contou que o Ed é um craque das artes, pois toca violão e piano muito bem, compõe músicas e escreve lindas poesias. Que talento! Concorrente de meu amigo galista Cadinho Faria, o “mago do violão”, que toca violão (e bem), compõe músicas e faz lindos poemas. Eu, que não faço nada disso (fui um regular jogador de futebol e de futsal), tenho mais é que bater palmas para quem faz...
PS – Hoje tem jogo do Brasil nas eliminatórias. Mais sofrimento! O “lanterna” Peru pode “engrossar” e “endurecer”, o que seria um vexame sem tamanho. Acorda, Dunga! E, para amenizar, na noite de amanhã, excepcionalmente, tem a nossa quase filarmônica.
ATÉ a próxima.

Nenhum comentário: